Você sabe responder (sem ajuda do Google) qual é a diferença entre um site e um sistema para a sua empresa? E ainda, qual deve ser a prioridade no investimento?

É o que vamos apresentar agora!


Anteriormente escrevi artigos destacando a importância de desenvolver um site, os links você encontra abaixo:

Parte I: Link

Parte II: Link

Basicamente, websites podem ser classificados como: portfólios, institucionais, informativos, pessoais, profissionais, comunitários, entre outros. Para nortear o desenvolvedor, o website precisa possuir um objetivo bem definido, estabelecido a partir da análise da atuação do website em questão e o público ao qual é direcionado.12244713_550446125111958_3952828200839698244_o

Um sistema, ou aplicação web, é toda a interação de um ou mais usuários com um servidor. É uma página que se comporta de maneira automática e definida, interagindo com as ações permitidas aos seus usuários, apresentando características dinâmicas e personalizáveis em tempo de execução.

Os sistemas web surgiram para agilizar diversos processos que o homem não consegue executar com a mesma rapidez e eficiência que uma máquina. Sistemas de controle de estoque podem ser utilizados neste exemplo, ou será que um gerente de supermercado consegue lembrar o estoque de todo o estabelecimento ou a data de todas as vendas? Em outras palavras, os sistemas vêm para auxiliar a sua empresa a desempenhar funções que seriam praticamente inviáveis se fossem realizadas de outra forma no nosso mundo dinâmico.

São diversas as aplicações web que podem ser desenvolvidas para uma empresa, sejam sistemas gerenciais, sistemas de comércio eletrônico, sistemas de suporte, sistemas educacionais, entre outros. Além da otimização do tempo e minimização do esforço para executar tarefas, ao desenvolver um sistema web personalizado, a empresa obtém diversas vantagens. Por ser um sistema web, o acesso pode ser realizado de qualquer lugar desde que tenha um ponto de acesso à internet disponível. O aspecto econômico também é relevante, uma vez que não é necessário ter de investir em infraestrutura com a compra de equipamentos.

A personalização do sistema também é outra vantagem. O sistema pode ser desenvolvido por inteiro, tendo seus requisitos mapeados desde o início e estimando o crescimento da empresa, ou pode ser feito o desenvolvimento incremental, em que o sistema vai acompanhando a evolução da empresa. O resultado disso é um sistema que atende a todas as suas necessidades, trazendo cada vez mais benefícios para sua empresa.

E por fim, para perguntas que surgem como:

“O que eu preciso para desenvolver meu site ou meu sistema?”

A respostas é bem simples:

Entre em contato!