É evidente que um bom empresário ou empreendedor que deseja investir em determinado ramo de negócio precisa entender o que está fazendo, e mais especificamente no cenário das Startups, começaram a questionar algumas posições e especulações impostas pelo mercado.

Considerando o cenário econômico do nosso país, essa incerteza de investimento só aumenta ainda mais. Contudo, a crise pode ser boa para bons investidores, uma vez que as compras de ativos ficam mais baratas, apresentando grandes oportunidades de negócio. Em outras palavras, quem é profissional e sabe bem o que esta fazendo não precisa ter medo de crises, visto que há grandes oportunidades que o mercado oferece.

Fato é que hoje existe muito misticismo dentro deste universo fantástico que são as Startups, também há muita informação desconexa que muitas vezes empreendedores desavisados acabam comprando, mas preste atenção nas verdades e mentiras sobre investir em startups para que você tome as melhores decisões sobre seu futuro negócio, confira abaixo:

Startups é igual a experimentar soluções?

Verdade!

Parece até brincadeira, mas não é! Neste novo conceito de empreender, as Startups são organizações desenhadas para criar e experimentar soluções para resolver um problema de um conjunto de pessoas, mas é necessário entender que para validar a sua Startup, todos os modelos de negócios devem ser testados, devem ter seus canais segmentados, visando minimizar qualquer erro no percurso até a chegada do modelo definitivo.

Para empreender só é preciso ser apaixonado?

Mentira!

Para absolutamente tudo é necessário conhecimento técnico e, se possível, o mínimo de experiência.startup-brasil

Um empreendedor que acredita que apenas com a sua paixão pelo empreendedorismo ele irá construir uma empresa de sucesso, pode-se indicar uma grande possibilidade de fracasso. Por isso, recomenda-se que busque sempre ser um especialista no que faz e procurar ter os pré-requisitos para se tornar um gestor eficiente.

A paixão é importante e servirá como motivação nos momentos difíceis, mas ela também pode ser muito impulsiva e prejudicial, não sendo o suficiente para enfrentar as possíveis barreiras que surgirão.

A startup é uma organização temporária?

Verdade!

Elas são organizações com tempo determinado em seu primeiro estagio, até porque ainda são chamadas de Startups enquanto estão buscando o seu modelo de negócios definitivo, onde finalmente a busca será pela rentabilidade e não pelo problema. Vale destacar que existem modelos de negócios que tem investimentos em startups antes do estagio final do projeto. Modelo muito adorado por investidores anjo.

Não existe capital no mercado?

Mentira!

É preciso entenderes que vivemos um momento de difícil acesso ao crédito e, desta forma, investidores em startups estão buscando modelos mais seguros de negócio. Neste cenário desafiador, o desafio é apresentar que o eu modelo de negócio apresenta um alto indicador de retorno do investimento a médio-longo prazo.

Ainda há a possibilidade de fazer um empréstimo, mas avalie bem os prós e contras de cada modalidade de acesso a crédito.

Só é uma Startup até chegar no modelo final?

Verdade!

Sempre gostei de brincar dizendo que uma Startup de sucesso é aquela que se torna uma empresa consolidada.

Quando atinge a maturidade, que é o seu objetivo, as startups se transformam em um empreendimento real, capaz de gerar faturamento e de gerar concorrência de mercado.

Não preciso investir em conteúdos e design?

Mentira!

É comum os empresários ignorarem o investimento em geração de conteúdo e design. E nós sabemos que a ideia de custear a maioria dos seus conteúdos com preços bem menores é, de certa forma, tentadora. Essa prática visa lotar seu canal de conteúdo, mas entenda uma coisa: o seu usuário ou visitante almeja conteúdo exclusivo que vai auxiliá-lo nos seus negócios.

A mesma coisa acontece com o design, não pense que não importa quais informações estão dispostas ou a qualidade do material, sendo que é mais importante colocar a página no ar, o fracasso dessa prática é eminente pela baixa qualidade agregada neste serviço.

 

Caro leitor que gosta dos modelos de startups assim como eu, se você gostou deste artigo, não deixe de curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais, afinal sua opinião é muito importante para nós.